Pular para o conteúdo principal

Festas Popoulares Brasileiras

As festas populares são de grande importância para as comunidades, por seus aspectos econômico, estético, ecológico, religioso, histórico, social, político e cultural.
Ao analisar os processos históricos das danças e festas constatamos possibilidades de inclusão e resgate cultural, proporcionando grande importância ao bem estar integral de quem está envolvido nas suas práticas, dos que as apreciam e as pesquisam. Traz em si, um aspecto importante para o ser humano, a qualidade de vida, através do desenvolvimento da corporeidade. Percebe-se que as festas religiosas e populares permitem adentrar no campo do lazer e analisar um ser humano que busca superar as barreiras e construir cultura a partir de suas relações e exige que se considere a diversidade e pluralidade.
As festas populares, em geral, têm forte poder de entretenimento, mobilização e envolvimento social, sendo assim, consideradas momentos importantes de lazer nas sociedades humanas.
Muitas festas populares e danças têm uma relação forte com a religião e, não poucas delas, estão ligadas aos processos de resistência dos negros que mesclaram suas múltiplas tradições ancestrais e as tradições da religiosidade católico-romana predominante desde o período da escravidão no Brasil. Por isso, é importante, retomar a importância dessa relação das festas e danças populares e religiosas no contexto do debate de lazer e religião.



Plano de aula Festas Populares do Brasil