Pular para o conteúdo principal

BRECHÓ ESCOLAR

1.    Bloco de Conteúdo
Matemática


2.    Objetivo
Desenvolver estratégias de cálculo.

3.    Conteúdos
Adição, subtração, multiplicação e divisão.

4.    Tempo estimado
Duas aulas.

5.    Material necessário
Objetos usados, brinquedos, gibis, cédulas que imitem as verdadeiras (confeccionadas na aula de artes), papel, canetas, lápis e etiquetas.

6.    Desenvolvimento
1ª ETAPA –
Explicar para a turma o que é um brechó - uma loja que vende objetos usados.

2ª ETAPA – Separar tudo em grupos: brinquedos, gibis etc. Definir valores para peça que favoreçam boas problematizações. Escrever em etiquetas e colocar sobre as peças. Entregar folhas e lápis para que façam anotações, caso precisem.

3ª ETAPA - Dividir os alunos em vendedores - que receberão notas de 2 e 1 real (para o troco) - e compradores, todos com o mesmo valor em cédulas de 5, 10 e 20.

4ª ETAPA - Inaugure o brechó. Observe e anote as estratégias criadas por todos. No fim, recolha as folhas com as anotações feitas pela garotada.

5ª ETAPA – Entregar aos alunos, algumas problematizações, referente às compras (anexo).

7.    Avaliação
A turma será avaliada durante a realização da atividade.


Anexo
 


1.   Observe os produtos do Brechó. O que você compraria com 20 reais de modo a gastar o máximo desse dinheiro? Qual seria o troco?

____________________________________________________________

2.            No brechó tem um bichinho de três cabeças. Cada vez que uma das cabeças dói, ele tem que tomar quatro comprimidos. Hoje as suas três cabeças tiveram dor. Mas o frasco já estava no fim e ficou faltando comprimidos para uma cabeça. Quantos comprimidos havia no frasco?

____________________________________________________________
Você pode fazer o brichinho de biscuit, como eu fiz!!

3.            É aniversario da professora Jaqueline. Sua equipe quer muito comprar um presente para alegrar a professora. No brechó tem muitos itens. O que vocês comprariam se:

a)            Cada um desse uma parte de dinheiro?

b)            Quanto custa o presente?_________

c)            Quanto cada um deu?____________

d)            Quanto sobrou de troco para cada um?

____________________________________________________________

e)            Se você decidisse comprar sozinho. O que iria comprar? Quanto custa?

____________________________________________________________

f)             Quanto sobrou de troco?

____________________________________________________________

g)            Agora, você precisa comprar 3 itens do brechó. O que dará para comprar com restante do dinheiro?

____________________________________________________________

4.            Você adorou o bichinho de três cabeças e quer comprá-lo. A vendedora diz que não está a venda, mas que dependendo de sua oferta e argumentação, ela vende. Qual será sua oferta? E qual será o seu argumento para convencê-la a vender para você?

a)            __________________________________________________________

b)            __________________________________________________________