Pular para o conteúdo principal

Caça ao Tesouro

                 Caça ao Tesouro

1.    Bloco de Conteúdo
Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa e História.

2.    Objetivo

·           Participar de atividades recreativas, assumindo a competição como algo secundário;

·           Atuar com agilidade mental diante de situações as mais diversas, desenvolvendo sua capacidade de pensar, inovar e avaliar riscos sem medo de enfrentá-los;

·           Unir os conhecimentos teóricos e práticos mediante a aplicação de habilidades técnicas e manuais;

·           Conhecer suas possibilidades e limitações aceitando-se com autocrítica;

·           Conhecer a história da sua escola;

·           Agir em consonância com os valores que o inspiram;

·           Enfrentar a vida com alegria e senso de humor;

·           Adotar uma conduta assertiva e uma atitude afetuosa em relação aos demais sem inibições nem agressividade;

·           Evidenciar que somos diferentes e isso é muito importante, pois cada um tem seu “papel”;

·           Aceitar regras;

·           Análise e Interpretação de texto;

·           Conclusão lógica;

·           Explorar o espaço da escola;

·           Vivenciar situações problemas;

·           Conhecer as utilidades de um mapa;

·           Evidenciar a importância dos antepassados;

·           Ratificar a seriedade do reduzir, reutilizar e do reciclar.

3.    Conteúdos
Problemas matemáticos, problemas de raciocínio, interpretação de texto, explorando o espaço da escola, os três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), mapa, antepassados.

4.    Tempo estimado
Cinco aulas. Uma tarde.

5.    Material necessário

Papel, canetas e/ou lápis e um baú com guloseimas, um cofre, cartaz com hieróglifos, jornal, barbante, Vários recipientes, água, cartazes e pistas.

6.    Desenvolvimento
1ª ETAPA –
Explicar para a turma como funciona um caça ao tesouro.

2ª ETAPA – Dividir a Tuma em equipes.

3ª ETAPA – Entregar a primeira pista.

4ª ETAPA – Acompanhar o caça.

Resposta da 1ª pista: em baixo de um relógio que marcará 02h10min terá um cofre com a senha 1, 2 e 3 respectivamente. Dentro do cofre encontraram a segunda pista.

Resposta da 2ª e 3ª pista: Espelho. Com a ajuda do espelho conseguiram ler as palavras que levará ao Armário de troféus.

Resposta da 4ª pista: água/Bebedouro. Quando chegarem ao bebedouro a professora os estará esperando para uma prova/brincadeira (anexo – 1ª Prova).

Resposta da 5ª pista: Hieróglifos – Quando alguém chega por mim tem que passar, muitos me bate para poder entrar (Porta de entrada da escola).

Resposta da 6ª pista: Três Rs. No pátio da escola, a professora explicará os 3Rs depois fará uma brincadeira, onde as crianças terão que separar o lixo (o que pode ser reutilizado, o que pode ser reciclado e o que podemos deixar de comprar para não acumular lixo). Ao final a professora entregará a próxima pista.

Resposta da 7ª pista: Pátio, onde será feita a segunda prova. Para este problema, uma base deverá ser montada com os objetos necessários. Há diversas formas, citarei uma: Jogue a Água do recipiente de 1L no de 6L, depois encha o de 1L com água de 5L, jogue então novamente a água do recipiente de 1L no de 6L. Completando este, receberão a próxima pista.

Resposta da 8ª pista: Antepassados. A professora os questionará, com a intenção de levá-los ao local da escola onde estão registrados os antepassados do colégio (corredor de fotos).

Resposta da 9ª pista: Biblioteca. Onde estará o mapa.

 7.    Avaliação

Esta avaliação é feita através de muita observação. Através das atividades registramos as dificuldades de cada criança, sejam elas de relacionamento, de entendimento, caráter ou motor, podemos:

Observar o aluno individualmente, seu desenvolvimento nas diversas áreas.

Observar o relacionamento criança-criança (reconhecer e aceitar as possibilidades e limitações do outro).

Observar o senso de equipe dos educando, bem como liderança, disciplina e solidariedade.

Outro fator demonstrativo para a avaliação é o entusiasmo com que os alunos vão percorrendo as diferentes prova. Fica fácil avaliar a atividade quando as crianças têm interesse em participar e participam com empenho. Os próprios alunos vão nos dando a avaliação através de comentários que fazem entre si. Discutirão as melhores formas de vencer cada desafio. Verifica-se o desenvolvimento no trato com as outras crianças do grupo. Com a avaliação, cabe aos professores instigarem os alunos a melhorarem sempre.

Avaliar se o aluno valoriza a pesquisa, conhece e observa a importância da documentação, preservação, acervo e veiculação da própria cultura e das demais em relação aos espaços culturais, ao planejamento urbano, à arquitetura, como bens artísticos e do patrimônio cultural;

Analisar se o aluno sabe identificar e argumentar criticamente sobre seu direito à criação, respeitando os direitos, valores e gostos de outras pessoas da própria cidade e de outras localidades, conhecendo-os e sabendo interpretá-los.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS



SMOLE, Kátia Stocco; Diniz, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2001.

Sequência dos Enigmas e Provas
Enigma 01
 Enigma 02 e 03
 Enigma 04


Prova 01

Enigma 05


CARTAZ


Enigma 06

Enigma 07

Enigma 08


Enigma 09


Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aulas - Páscoa - Projeto

Projeto: Páscoa.

Complemento..neste link - mais atividades

Duração: 29 de março a 01 de abril.

Justificativa: A Páscoa é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa visando resgatar valores que estão se perdendo com o tempo em razão dos apelos comerciais, pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates e o carinho é o que vale mais.

Objetivo geral: Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.

Objetivos específicos:
• Conhecer o significado de “Páscoa”;
• Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
• Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em…

bordas de natal em preto e branco / coloridas

Cesta de Piquenique

Material:
1,40 m de Tecido xadrez – cor de sua preferência;
1,50 m de Tecido loninha – cru;
Linha de costura;
55x30 cm Papelão
25 cm de velcro
Retalho de tecidos variados;
Fita para amarrar as laterais.


1. Cortar os tecidos (xadrez e cru) do mesmo tamanho - 103 x 78 cm. 2. marque o lugar onde fará a abertura, costure. Vire e costure o velcro.
3. Costure os bolsos e as alças. 4. Costure toda a lateral pelo aveso juntando os tecido cru e xadrez. Desvire pela abertura com velcro. 5. Costure os traçados do meio. 6 Prenda as fitas nos lugares marcados no molde. 7. Coloque o papelão dentro do retângulo do meio. 8. Borde nos bolsos... OBS.: eu aumente mais 24 cm em toda a laterar para que a toalha ficasse maior. Então, quando dobro a cesta viro mais uma vez as laterais. Costurei bolsos por dentro também, assim dá para organizar melhor as coisas (a abertura do bolso tem que ser conturada voltada para dentro, por causa da dobra)