Pular para o conteúdo principal

Como organizar uma festa junina com os amigos, na escola ou em casa mesmo?

Mês de junho chegou e com ele as festas juninas por todos os lugares. Vamos aproveitar esse friozinho e organizar uma festa junina com os seus amigos?

Mas para isso é importante ter um bom planejamento e usar a criatividade para entrar no clima.
Claro que oferecer uma festa sempre tem um custo, mas se você não puder arcar com todas as despesas, pode organizar uma festa junina colaborativa sugerindo a cada convidado que traga um prato típico ou uma bebida. Ou até mesmo fazer convites e vende-los aos amigos...

Passo a passo de como organizar uma festa junina:

1) O convite: Pode ser por e-mail ou impresso em papel elaborado por você! As pessoas se animam quando recebem um convite criativo e temático. Lembre-se de colocar a data, o horário, o endereço e o mapa do local. Além disso, não se esqueça de solicitar a confirmação da presença!

2) Os trajes: Uma festa junina sem vestido estampado, maquiagem e trancinhas para as mulheres e calça remendada, camisa xadrez e chapéu de palha, para os homens, não tem graça! Mencione no convite que todos devem vir a caráter! A festa fica bem mais divertida!

3) A decoração também tem que estar apropriada para a ocasião. Bandeirinhas de chita, balõezinhos, chapéus de palha pendurados pela casa, retalhos de juta para enfeitar a mesa, imagens de Santo Antonio, São João e São Pedro dão um toque especial. Se tiver um espaço isolado, para garantir que sua festa junina seja quente, uma fogueira ajudará em todo o clima desta festa! Mas todo cuidado com fogo é pouco. Isole a área e não deixe crianças por perto!


4) Quanto aos comes e bebes sugerimos um cardápio variado. A dona da casa pode ser a responsável pelos pratos e bebidas mais difíceis de transportar como canjica, vinho quente, quentão e milho verde; assim fica mais fácil dos convidados colaborarem com a festa levando os pratos mais simples. As comidinhas típicas podem ser servidas em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.


O que não pode faltar numa festa junina
Pratos doces:
- Canjica
- Pé de Moleque
- Maria Mole
- Arroz doce
- Doce de batata doce
- Quindim
- Pipoca doce
- Pamonha
- Curau de milho
- Paçoca
- Cocada
- Bolo de fubá 
Pratos salgados:
- Cachorro quente
- Cuscuz
- Caldo Verde
- Pipoca salgada
- Espetinho de churrasco
- Pinhão
- Milho Verde
Bebidas Típicas:
- Quentão
- Vinho quente
Você ainda pode organizar a festa estipulando o tipo de alimento pelo sexo. Exemplo: homens levam pratos salgados, mulheres doces ou o inverso, afinal as guloseimas ajudam a manter uma festa junina de pé!
Além das bebidas "quentes", você pode sugerir que cada pessoa traga o que for consumir na festa. Isso garantirá uma variedade de opções.

5) Correio elegante. Essa brincadeira não pode faltar. Candidatas para serem o correio é que não vão faltar!

6) Óia a chuva! Claro que não podemos esquecer-nos das tradicionais músicas de um arraiá. Pula a fogueira, cai, cai balão, capelinha de melão, são hits que não podem faltar nas festas juninas. Providencie. Outra animada sugestão é levar música ao vivo!

Arrume seu par! Se há música, aproveite para organizar uma divertida quadrilha e todos vão querer relembrar os tempos de escola dançando na festa junina. Separe CDs de música sertaneja, forró e cantigas tradicionais de São João. Organize os pares e simborá pro caminho da roça!!
Agora sim, você está pronto para o grande arraial.

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aulas - Páscoa - Projeto

Projeto: Páscoa.

Complemento..neste link - mais atividades

Duração: 29 de março a 01 de abril.

Justificativa: A Páscoa é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa visando resgatar valores que estão se perdendo com o tempo em razão dos apelos comerciais, pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates e o carinho é o que vale mais.

Objetivo geral: Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.

Objetivos específicos:
• Conhecer o significado de “Páscoa”;
• Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
• Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em…

bordas de natal em preto e branco / coloridas

Confira essas assustadoras idéias de alimentos para o Halloween e se inspirar!