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TORRE ALTA E FORTE

1.    Bloco de Conteúdo
Ensino Religioso

2.    Objetivo

Manter e estimular a turma a permanente disposição para ouvir e aprender com os outros;

Dialogar sobre os valores envolvidos nesta atividade, bases e paredes sólidas e aplicar tanto em sua vida pessoal como da comunidade.

3.    Conteúdos
Ética:
como, em dado contexto religioso, as pessoas se relacionam consigo e com o Outro.

4.    Tempo estimado

40 minutos.

5.    Material necessário
Pacote grande de canudinhos de refrigerante espessura médio (+/- 60 canudos)

Rolo de fita crepe estreita.

6.    Desenvolvimento

1ª ETAPA - Dividir os alunos em equipes;

2ª ETAPA - Distribuir material, canudos e fita crepe para cada equipe;

3ª ETAPA - Dar o tempo de 7 minutos para a confecção das torres, instruindo que deverão construir uma torre alta e forte;

4ª ETAPA - Dado o tempo, as professoras não interferem na confecção das torres, deixando que eles desenvolvam sozinhos;

5ª ETAPA - Após o término do tempo, não deverão mais tocar na torre. As  equipes farão um circulo ao redor das torres e observam a sua torre e as demais torres em silêncio;

6ª ETAPA - Após observação, farão comentários sobre a sua torre. Depois que todos comentarem sobre a sua torre, farão comentários sobre a torre dos outros;

7ª ETAPA - A professora deve fazer comentários sobre as torres como:

- Aquela que ficou em pé;

- Aquela que caiu;

- Aquela que ficou em pé, mas é menor que as outras;

- Aquelas que têm paredes mais grossas;

- Aquelas que têm bases finas e não agüentaram;

- Aquelas que têm bases grossas e sólidas;

- Levar a criança refletir e comentar sobre o planejamento de construção e a própria construção;

- Comparar com a vida da criança comentando: quanto à “base” na família, na sala de aula, nos valores de cada um da família e de cada um de sua sala de aula;

- Comentar sobre como está a sua base espiritual “Deus“ e seus valores, lembrar que ninguém vive sozinho e que ninguém faz nada sozinho.

8ª ETAPA - Deixar que os alunos exporem seus pensamentos e seus sentimentos em relação às comparações feitas.

10ª ETAPA - A professora deve conduzir a reflexão, de maneira a garantir a intenção dos objetivos da atividade.

7.    Avaliação

- Observar quanto: a base familiar, o relacionamento com os amigos e o relacionamento na sala de aula; 

- Observar se todos auxiliaram e planejaram a construção da torre, se houve companheirismo, disciplina, união e colaboração;

- Avaliar, se e como, os alunos atingiram o objetivo educacional desta atividade.

- Ao final, fazer uma avaliação conjunta com os alunos.

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Cesta de Piquenique

Material:
1,40 m de Tecido xadrez – cor de sua preferência;
1,50 m de Tecido loninha – cru;
Linha de costura;
55x30 cm Papelão
25 cm de velcro
Retalho de tecidos variados;
Fita para amarrar as laterais.


1. Cortar os tecidos (xadrez e cru) do mesmo tamanho - 103 x 78 cm. 2. marque o lugar onde fará a abertura, costure. Vire e costure o velcro.
3. Costure os bolsos e as alças. 4. Costure toda a lateral pelo aveso juntando os tecido cru e xadrez. Desvire pela abertura com velcro. 5. Costure os traçados do meio. 6 Prenda as fitas nos lugares marcados no molde. 7. Coloque o papelão dentro do retângulo do meio. 8. Borde nos bolsos... OBS.: eu aumente mais 24 cm em toda a laterar para que a toalha ficasse maior. Então, quando dobro a cesta viro mais uma vez as laterais. Costurei bolsos por dentro também, assim dá para organizar melhor as coisas (a abertura do bolso tem que ser conturada voltada para dentro, por causa da dobra)