1. Bloco de Conteúdo
Ensino Religioso
Ensino Religioso
2. Objetivo
Manter e estimular a turma a permanente disposição para ouvir e aprender com os outros;
Dialogar sobre os valores envolvidos nesta atividade, bases e paredes sólidas e aplicar tanto em sua vida pessoal como da comunidade.
3. Conteúdos
Ética: como, em dado contexto religioso, as pessoas se relacionam consigo e com o Outro.
Ética: como, em dado contexto religioso, as pessoas se relacionam consigo e com o Outro.
4. Tempo estimado
40 minutos.
5. Material necessário
Pacote grande de canudinhos de refrigerante espessura médio (+/- 60 canudos)
Pacote grande de canudinhos de refrigerante espessura médio (+/- 60 canudos)
Rolo de fita crepe estreita.
6. Desenvolvimento
1ª ETAPA - Dividir os alunos em equipes;
2ª ETAPA - Distribuir material, canudos e fita crepe para cada equipe;
3ª ETAPA - Dar o tempo de 7 minutos para a confecção das torres, instruindo que deverão construir uma torre alta e forte;
4ª ETAPA - Dado o tempo, as professoras não interferem na confecção das torres, deixando que eles desenvolvam sozinhos;
5ª ETAPA - Após o término do tempo, não deverão mais tocar na torre. As equipes farão um circulo ao redor das torres e observam a sua torre e as demais torres em silêncio;
6ª ETAPA - Após observação, farão comentários sobre a sua torre. Depois que todos comentarem sobre a sua torre, farão comentários sobre a torre dos outros;
7ª ETAPA - A professora deve fazer comentários sobre as torres como:
- Aquela que ficou em pé;
- Aquela que caiu;
- Aquela que ficou em pé, mas é menor que as outras;
- Aquelas que têm paredes mais grossas;
- Aquelas que têm bases finas e não agüentaram;
- Aquelas que têm bases grossas e sólidas;
- Levar a criança refletir e comentar sobre o planejamento de construção e a própria construção;
- Comparar com a vida da criança comentando: quanto à “base” na família, na sala de aula, nos valores de cada um da família e de cada um de sua sala de aula;
- Comentar sobre como está a sua base espiritual “Deus“ e seus valores, lembrar que ninguém vive sozinho e que ninguém faz nada sozinho.
8ª ETAPA - Deixar que os alunos exporem seus pensamentos e seus sentimentos em relação às comparações feitas.
10ª ETAPA - A professora deve conduzir a reflexão, de maneira a garantir a intenção dos objetivos da atividade.
7. Avaliação
- Observar quanto: a base familiar, o relacionamento com os amigos e o relacionamento na sala de aula;
- Observar se todos auxiliaram e planejaram a construção da torre, se houve companheirismo, disciplina, união e colaboração;
- Avaliar, se e como, os alunos atingiram o objetivo educacional desta atividade.
- Ao final, fazer uma avaliação conjunta com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo!!
Comete, opine, se expresse! este espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e volte sempre!