o TORRE ALTA E FORTE | EAmigas

TORRE ALTA E FORTE

1.    Bloco de Conteúdo
Ensino Religioso

2.    Objetivo

Manter e estimular a turma a permanente disposição para ouvir e aprender com os outros;

Dialogar sobre os valores envolvidos nesta atividade, bases e paredes sólidas e aplicar tanto em sua vida pessoal como da comunidade.

3.    Conteúdos
Ética:
como, em dado contexto religioso, as pessoas se relacionam consigo e com o Outro.

4.    Tempo estimado

40 minutos.

5.    Material necessário
Pacote grande de canudinhos de refrigerante espessura médio (+/- 60 canudos)

Rolo de fita crepe estreita.

6.    Desenvolvimento

1ª ETAPA - Dividir os alunos em equipes;

2ª ETAPA - Distribuir material, canudos e fita crepe para cada equipe;

3ª ETAPA - Dar o tempo de 7 minutos para a confecção das torres, instruindo que deverão construir uma torre alta e forte;

4ª ETAPA - Dado o tempo, as professoras não interferem na confecção das torres, deixando que eles desenvolvam sozinhos;

5ª ETAPA - Após o término do tempo, não deverão mais tocar na torre. As  equipes farão um circulo ao redor das torres e observam a sua torre e as demais torres em silêncio;

6ª ETAPA - Após observação, farão comentários sobre a sua torre. Depois que todos comentarem sobre a sua torre, farão comentários sobre a torre dos outros;

7ª ETAPA - A professora deve fazer comentários sobre as torres como:

- Aquela que ficou em pé;

- Aquela que caiu;

- Aquela que ficou em pé, mas é menor que as outras;

- Aquelas que têm paredes mais grossas;

- Aquelas que têm bases finas e não agüentaram;

- Aquelas que têm bases grossas e sólidas;

- Levar a criança refletir e comentar sobre o planejamento de construção e a própria construção;

- Comparar com a vida da criança comentando: quanto à “base” na família, na sala de aula, nos valores de cada um da família e de cada um de sua sala de aula;

- Comentar sobre como está a sua base espiritual “Deus“ e seus valores, lembrar que ninguém vive sozinho e que ninguém faz nada sozinho.

8ª ETAPA - Deixar que os alunos exporem seus pensamentos e seus sentimentos em relação às comparações feitas.

10ª ETAPA - A professora deve conduzir a reflexão, de maneira a garantir a intenção dos objetivos da atividade.

7.    Avaliação

- Observar quanto: a base familiar, o relacionamento com os amigos e o relacionamento na sala de aula; 

- Observar se todos auxiliaram e planejaram a construção da torre, se houve companheirismo, disciplina, união e colaboração;

- Avaliar, se e como, os alunos atingiram o objetivo educacional desta atividade.

- Ao final, fazer uma avaliação conjunta com os alunos.

Share this: