Dicas para professores: Dinâmicas - Entre Amigas

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Dicas para professores: Dinâmicas

Olá pessoal!! O primeiro dia de aula é sempre memorável para os alunos, então...quero compartilhar algumas dinamicas de presentação que achei surfando pela net!! espero que aproveitem...bjs


1- Palavras aleatórias: (a 1ª e 2ª são para aulas de Inglês, mas pode mudar e escrever em português também)
Cada aluno escreve um pré-determinado número de palavras/ números em um pedaço de papel/ lousa, com informações aleatória sobre a sua vida. Eu por exemplo costumo escrever Read/Books (My favorite hobby), 2 (dogs), Cats (Allergic to), 1 (Brother), England (Have been to). E os outros tem de fazer perguntas até conseguir acertar a que aquelas palavras/números se referem.

Pode levar algum tempo dependendo do número de alunos da sala

2- Papel nas costas:
Previamente, você precisa ter preparado uma folha de papel para cada aluno que contenha as seguintes opções: Name, Nickname, Age, Occupation, Hobby, Adjectives (E quais mais você desejar). Em sala cada aluno coloca nas costas (Com a ajuda de um clips, ou um grampo) a folha, e em seguida eles tem que andar pela sala completando as informações uns dos outros.
Depois que todos tiverem com as folhas completas, cada um lê a sua, e confirma ou corrige as informações dadas pelos outros alunos.

3 - Palito de fósforo:
Para essa dinâmica recomendo aqueles palitos "extra grandes". A atividade é bem simples e rápida. O aluno risca o fósforo e tem que ficar falando sobre si mesmo, até o fogo apagar.

4 - Imagens:
Essa atividade da um pouquinho mais de trabalho, já que você precisa levar pra sala imagens já recortadas, ou então revistas para que os alunos possam folhear. O exercicio em si é que cada aluno encontre um número de imagens pré-determinadas, que tenha alguma relação com ele mesmo.
Ex: Eu posso escolher a imagem de um bebe e falar que tenho filhos. A foto de um prato de macarrão e falar que aquela é minha comida preferida, etc...
É claro que nesse caso as informações precisam ser verdadeiras.

5 - Balas e Jujubas
Distribua balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e peça que as deixem em cima da carteira. Então especifique as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, faço mais ou menos o seguinte:
  • verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)
  • azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)
  • vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.
Vou chamando cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.
Depois que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. Eu normalmente pergunto, se o aluno diz que tem um irmão pergunto se é mais velho ou mais novo, se se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, pergunto o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.
Se forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional, religião, etc… Aí fica a seu critério.
Gosto de fazer essa dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.
Claro que depois que a dinâmica termina, eles têm autorização para comer as balas.

6 - Bechiga

Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.

Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.

No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.

Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.

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