Pular para o conteúdo principal

Plano de aulas - Páscoa - Projeto

Projeto: Páscoa.

Complemento..neste link - mais atividades

Duração: 29 de março a 01 de abril.

Justificativa: A Páscoa é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa visando resgatar valores que estão se perdendo com o tempo em razão dos apelos comerciais, pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates e o carinho é o que vale mais.

Objetivo geral: Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.

Objetivos específicos:
• Conhecer o significado de “Páscoa”;
• Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
• Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
• Trabalhar, adquirir e transmitir a solidariedade, afetividade e a socialização, integrando com uma turma e propagando os valores de partilha, cooperação;
• Estimular o carinho, o cuidado através da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
• Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
• Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
• Relacionar os números com a quantidade;
• Estimular a imaginação e a dramatização das crianças através de histórias e músicas;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Estimular a expressão corporal;
• Desenvolver o raciocínio lógico.

Conteúdos:
• Data comemorativa: Páscoa;
• Símbolos da Páscoa;
• Afetividade, solidariedade e socialização;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte;
• Discriminação auditiva e visual;
• Cores;
• Noção e visualização dos números de 01 a 03;
• Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
• Histórias e contos;
• Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
• Música e ritmo relacionado ao tema (coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos, coelho balsa nova;
• Expressão corporal;
• Dramatização e apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS.

Metodologia:
• Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
• Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
• Móbile do coelho;
• Toca do coelho na sala;
• Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.
• Confecções de máscaras e de roupas de coelho;
• Gincana para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop... Hop... Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse... , Ovo choco;
• Dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA (onde o aluno levará um dos personagens pra casa para passar uma noite);
• Diário dos personagens da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
• Pintura facial;
• Fantoches;
• Historinhas: O macaco e o coelho, Dona Coelha e seus filhotes, Os coelhinhos da Páscoa;
• Jogo da memória e quebra-cabeça;
• Cartaz dos números e suas quantidades;
• História em seqüência;
• Gincana da socialização (integração das turmas do Pré-a com a turma do Pré-b da E.M.E.F. Francisco Mendes.

Culminância: pintura facial, apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS e festinha de Páscoa.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. 4 PLANO

Rotina: organização dos alunos para o lanche e chamada.

Rodinha: conversa informal e explicação sobre as atividades de rua que serão feita.

Atividade 1: Corrida de Nariz

Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Colocam-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver uma bolinha de papel, representando ovinhos, para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.

Atividade 2: Caça aos Ovos

Preparação: Confenfeccionar várias bolinhas de papel representando ovinhos de Páscoa. Esconde-los em diversos lugares.
Desenrolar: As crianças terão que procurar os ovos pela sala. Nesta fase trabalharão individualmente. Após junto com o professor terão que fazer a contagem dos ovos e ver quem achou mais.


Atividade 3: Hop... Hop... COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "Hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...


Brincadeiras livres no pátio: playground.
Manuseio de livros infantis.

5 PLANO

Rotina: organização e chamada.
Rodinha: conversa informal sobre a aula.

Atividade: pintar e levar o coelho a sua toca.






Musicas e ritmo: O coelhinho da Páscoa, A história da cabana, O coelho, e outras.

Jogos com peças: legos e quebra-cabeça.

Cineminha: Xuxa 4.



6 plano

Rotina: organização dos alunos para o lanche e chamada.

Rodinha: conversa informal sobre a aula.

Atividade 1: cantar as músicas “O coelhinho da páscoa”, “A história da cabana” e “ O coelho”.

Atividade 2: cantar a música – “MERENDINHA” onde ela será cantada todos os dias antes do lanche e da janta. Ela fará parte da rotina.

Merendinha gostosinha
Vou a Deus agradecer, agradecer
E depois com alegria
A merendinha eu vou comer
Comer, comer/ Comer, comer
Comer, comer/ para crescer!
(pintinho amarelinho)

Atividade 3: cantar a música - “Coelhinho bossa nova”.

Coelhinho Bossa Nova

Eu sou coelhinho Bossa Nova
Vou contar para vocês
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora
Chorar por uma cenourinha nha – nha
Foi no tempo da vovó
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora.


Atividade 4: pintar, colar algodão e recortar a orelha do coelho.




Atividade 5: (fazer furos com furador em volta do rostinho do coelho)

  • pintar e alinhavar com cordão o rostinho do coelho.

Fonte: Aline

Postagens mais visitadas deste blog

bordas de natal em preto e branco / coloridas

Cesta de Piquenique

Material:
1,40 m de Tecido xadrez – cor de sua preferência;
1,50 m de Tecido loninha – cru;
Linha de costura;
55x30 cm Papelão
25 cm de velcro
Retalho de tecidos variados;
Fita para amarrar as laterais.


1. Cortar os tecidos (xadrez e cru) do mesmo tamanho - 103 x 78 cm. 2. marque o lugar onde fará a abertura, costure. Vire e costure o velcro.
3. Costure os bolsos e as alças. 4. Costure toda a lateral pelo aveso juntando os tecido cru e xadrez. Desvire pela abertura com velcro. 5. Costure os traçados do meio. 6 Prenda as fitas nos lugares marcados no molde. 7. Coloque o papelão dentro do retângulo do meio. 8. Borde nos bolsos... OBS.: eu aumente mais 24 cm em toda a laterar para que a toalha ficasse maior. Então, quando dobro a cesta viro mais uma vez as laterais. Costurei bolsos por dentro também, assim dá para organizar melhor as coisas (a abertura do bolso tem que ser conturada voltada para dentro, por causa da dobra)