Complemento..neste link - mais atividades
Duração: 29 de março a 01 de abril.
Justificativa: A Páscoa é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa visando resgatar valores que estão se perdendo com o tempo em razão dos apelos comerciais, pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates e o carinho é o que vale mais.
Objetivo geral: Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.
Objetivos específicos:
• Conhecer o significado de “Páscoa”;
• Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
• Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
• Trabalhar, adquirir e transmitir a solidariedade, afetividade e a socialização, integrando com uma turma e propagando os valores de partilha, cooperação;
• Estimular o carinho, o cuidado através da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
• Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
• Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
• Relacionar os números com a quantidade;
• Estimular a imaginação e a dramatização das crianças através de histórias e músicas;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Estimular a expressão corporal;
• Desenvolver o raciocínio lógico.
Conteúdos:
• Data comemorativa: Páscoa;
• Símbolos da Páscoa;
• Afetividade, solidariedade e socialização;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte;
• Discriminação auditiva e visual;
• Cores;
• Noção e visualização dos números de 01 a 03;
• Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
• Histórias e contos;
• Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
• Música e ritmo relacionado ao tema (coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos, coelho balsa nova;
• Expressão corporal;
• Dramatização e apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS.
Metodologia:
• Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
• Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
• Móbile do coelho;
• Toca do coelho na sala;
• Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.
• Confecções de máscaras e de roupas de coelho;
• Gincana para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop... Hop... Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse... , Ovo choco;
• Dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA (onde o aluno levará um dos personagens pra casa para passar uma noite);
• Diário dos personagens da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
• Pintura facial;
• Fantoches;
• Historinhas: O macaco e o coelho, Dona Coelha e seus filhotes, Os coelhinhos da Páscoa;
• Jogo da memória e quebra-cabeça;
• Cartaz dos números e suas quantidades;
• História em seqüência;
• Gincana da socialização (integração das turmas do Pré-a com a turma do Pré-b da E.M.E.F. Francisco Mendes.
Culminância: pintura facial, apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS e festinha de Páscoa.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. 4 PLANO
Rotina: organização dos alunos para o lanche e
chamada.
Rodinha: conversa informal e explicação sobre as
atividades de rua que serão feita.
Atividade 1: Corrida de Nariz
Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco
crianças cada um. Colocam-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma
linha de partida. Na frente de cada time deverá haver uma bolinha de papel,
representando ovinhos, para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de
giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.
Atividade 2: Caça aos Ovos
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.
Atividade 2: Caça aos Ovos
Preparação: Confenfeccionar várias bolinhas de papel representando ovinhos
de Páscoa. Esconde-los em diversos lugares.
Desenrolar: As crianças terão que procurar os ovos pela sala. Nesta fase trabalharão individualmente. Após junto com o professor terão que fazer a contagem dos ovos e ver quem achou mais.
Desenrolar: As crianças terão que procurar os ovos pela sala. Nesta fase trabalharão individualmente. Após junto com o professor terão que fazer a contagem dos ovos e ver quem achou mais.
Atividade 3: Hop... Hop...
COELHINHO
Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido
para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "Hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "Hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...
Brincadeiras livres no pátio: playground.
Manuseio de livros infantis.
Manuseio de livros infantis.
5 PLANO
Rotina: organização e chamada.
Rodinha: conversa informal sobre a aula.
Atividade: pintar e levar o coelho a sua
toca.

Musicas e ritmo: O coelhinho da Páscoa, A história da
cabana, O coelho, e outras.
Jogos com peças: legos e quebra-cabeça.
Cineminha: Xuxa 4.
6 plano
Rotina: organização dos alunos para o lanche e
chamada.
Rodinha: conversa informal sobre a aula.
Atividade 1: cantar as músicas “O coelhinho da páscoa”, “A
história da cabana” e “ O coelho”.
Atividade 2: cantar a música – “MERENDINHA” onde ela será
cantada todos os dias antes do lanche e da janta. Ela fará parte da
rotina.
Merendinha gostosinha
Vou a Deus agradecer, agradecer
E depois com alegria
A merendinha eu vou comer
Comer, comer/ Comer, comer
Comer, comer/ para crescer!
(pintinho amarelinho)
Atividade 3: cantar a música - “Coelhinho bossa nova”.
Vou a Deus agradecer, agradecer
E depois com alegria
A merendinha eu vou comer
Comer, comer/ Comer, comer
Comer, comer/ para crescer!
(pintinho amarelinho)
Atividade 3: cantar a música - “Coelhinho bossa nova”.
Coelhinho Bossa Nova
Eu sou coelhinho Bossa Nova
Vou contar para vocês
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora
Chorar por uma cenourinha nha – nha
Foi no tempo da vovó
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora.
Atividade 4: pintar, colar algodão e recortar a orelha do coelho.
Vou contar para vocês
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora
Chorar por uma cenourinha nha – nha
Foi no tempo da vovó
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora.
Atividade 4: pintar, colar algodão e recortar a orelha do coelho.

Atividade 5: (fazer furos com furador em volta do rostinho do coelho)
- pintar e alinhavar com cordão o rostinho do coelho.
Fonte: Aline

@santana
ResponderExcluirObrigada!!
Bom dia!
ResponderExcluirEsse projeto foi retirado do meu blog http://cantinhodassugestoes.blogspot.com.br/
O projeto tem minha autoria, só fico chateada quando não ganho os créditos... meu blog é recheado de atividades e projetos realizados por mim e todos tem livre acesso a eles, mas peço que deem os crédiotos. obrigada!
Aline Pires Couto.
Parabéns pelo projeto Aline!!
ExcluirMt boom!
ResponderExcluir
ResponderExcluirVocê esta de parabéns, seu blog é muito fofo, e ja estou seguindo, veja o meu e minhas atividades se quiser utilizar algo fique a vontade.
Português para a páscoa
Matemática para a pascoa
Atividades para a páscoa
Desenhos para colorir páscoa
Lembrancinhas páscoa imprimir
Enfeites de páscoa
Decoração de páscoa
Cartão de páscoa para imprimir
Modelo cartão de pascoa
Mascaras para páscoa
Mascaras de coelinho
Mascaras de orelha de coelho
Parabéns gostei mais queria mais pra sétimo, oitavo e nono anos.
ResponderExcluirAmei seu trabalho e estou compartilhando em meu blog.Abraço
ResponderExcluirpascoa é um tema maravilho para se trabalhar...
ResponderExcluirpascoa é um tema maravilho para se trabalhar...
ResponderExcluir