O que é Vintage? - Entre Amigas

Amigas partilham segredos, é o que nos mantém unidas

ANUNCIE AQUI

BANNER 728X90

O que é Vintage?


Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. Trata-se de um estilo de vida que recupera os estilos dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e aplica em vestuáriocalçadomobiliário peças decorativas.



As roupas vintage são roupas antigas, clássicas, como as peças jeans ou roupas copiadas das décadas anteriores, como o vestido de estampa poá (bolinhas). A moda "pin-up" dos anos 50 e 60 (perfil de mulher clássica e feminina, mas com ar retrô, sedutor e ingênuo ao mesmo tempo) é um exemplo de "moda vintage".


Mas não são vintage apenas roupas antigas. Segundo jornalistas de moda estylists, roupas com tecidos propositadamente desgastados também são chamados vintage, justamente por terem uma aparência de usado, antigo, de outra época. Até mesmo as camisetas e shorts de rock dos anos 80/90 podem se enquadrar no conceito. As roupas vintage são facilmente encontradas em brechós.

O termo vintage muitas vezes diz respeito a um objeto que tem pelo menos 20 anos de idade. Muitas pessoas não consideram objetos dos anos 80 e 90 como vintage, mas parece que a idade mínima para que tenha esse estatuto seja 20 anos. Artigos dos anos 80 e 90 podem também ser classificados como "novo vintage" enquanto que artigos com pelo menos 50 anos são categorizados como "verdadeiro vintage".




Existe uma dúvida a respeito das diferenças entre os conceitos de vintage e retrô. O conceito retrô (com origem na palavra francesa rétrospectif) se refere a um artigo (roupa, por exemplo) que está fora do estilo predominante na atualidade (neste caso, como o exemplo dado foi a roupa, um estilo retrô seria um estilo que não faz parte da moda atual).
Vintage é uma palavra anglo-francesa usada pelos enólogos para designar um ano de boa colheita de uvas, em que as condições climáticas e outros fatores favoreceram a produção de um vinho com qualidade diferenciada. O famoso Vinho do Porto recebe essa designação quando a colheita é de reconhecida qualidade. Também devido à grande capacidade de envelhecimento, o seu preço é bem mais elevado.


O termo também é usado para os automóveis antigos, charmosos e muito requisitados para as cerimônias de casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!!
Comete, opine, se expresse! este espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e volte sempre!