Guardanapo - História e DICAS IMPORTANTES - Entre Amigas

Amigas partilham segredos, é o que nos mantém unidas

ANUNCIE AQUI

BANNER 728X90

Guardanapo - História e DICAS IMPORTANTES


guardanapo tem como função básica limpar a boca suja de um indivíduo, mantendo a higiene numa refeição. Amplamente utilizado pelas culturas ocidentais e de fácil manuseio, pode existir além da forma comum,um papel quadrado, sob a forma de um pano usado principalmente por restaurantes finos ou em situações formais. Além disso o guardanapo é muitas vezes utilizado para fazer origamis, pois é normalmente a única coisa que temos à mão. Os Japoneses não gostam que as pessoas façam isso, sentem-se mal.
A palavra vem do francês gardenappe, que era um tecido utilizado debaixo do prato para proteger (garder) a toalha (nappe).

Existe uma teoria de que foi criado por Leonardo da Vinci a pedido de um nobre e médico, com quem trabalhava. Teria havido uma ocasião em que fora dado um jantar e o guardanapo estava sobre a mesa, mas nenhum dos convidados usou-o de maneira coerente: fizeram de tudo com ele, menos usado para seu devido fim, que era limpar mãos e boca. Leonardo ficou desgostoso e abandonou essa "invenção".
Em Roma antiga havia dois tipos: O "mappa", pequeno, para os lábios e o "sudarium", maior, para secar as mãos e o rosto após as abluções. Com a queda do Império Romanoo hábito desapareceu. Há registros de que na Idade Média os convivas de um banquete limpavam as mãos (comia-se sem talheres) na toalha e nas roupas. Havia também o costume de manter cães, gatos e coelhos nos salões de repasto para que os participantes limpassem as mãos em seus pelos. Há relatos de que no século XIII pedaços de pano ficavam suspensos nas paredes dos salões de refeições com esse fim.
Somente na Itália passou a ser usado individualmente. No início, seu uso era artístico, como no Origami japonês. Faziam-se esculturas com a dobradura dos mesmos durante obanquete, ao fim do qual eram usados para limpar facas e taças. Nesse mesmo século o embaixador britânico na França usava um guardanapo sobre o ombro esquerdo, como os "maîtres" de hoje. O uso como babadouro, ao pescoço, iniciou na corte de Henrique III de França ´por volta de 1580.1
Na prática, o primeiro registro de uso de um guardanapo deu-se no dia 9 de Julho de 1887, por John Dickinson, no jantar anual das companhias

EXEMPLOS DE USO ARTÍSTICO - Eu adoro!!!













como usá-los!


- A arrumação da mesa, em casa! Quando recebemos visitas em nossa casa para almoços ou jantares o mais chique é usar guardanapo de tecido. Encontramos também acessórios que servem como porta-guardanapos. Estes são de grande valia, pois, nos ajudam a deixar os de pano arrumados e enfeitam a mesa. Encontramos no mercado também, guardanapos de papel lindos e de boa qualidade, com texturas e estampas diferenciadas. Mas fique atenta, pois quando a toalha de mesa for de cor lisa, o guardanapo poderá ter estampas, e quando a toalha for estampada, para não errar, o mais seguro é que ele seja na cor lisa. E lembre-se: não use os porta-guardanapos em guardanapos de papel!

- O seu lugar na mesa? O lugar do guardanapo é sempre dentro ou do lado esquerdo do prato. Não arrume o guardanapo dentro das taças!

- Mas quando o usamos, onde colocá-lo? Só coloque o guardanapo sobre o colo na hora de comer. Não deve abri-lo todo, deixando uma dobra. Se for necessário levantar-se durante a refeição, coloque-o do lado direito do prato. O guardanapo de papel sempre fica sob a mesa, e cuide para que ninguém veja a sujeira no guardanapo. Limpe-se com a parte interna do mesmo.

- Devemos colocá-lo no colarinho? Colocar o guardanapo no colarinho até que é permitido em cantinas italianas, quando a massa vem servida com bastante molho. Mas, use o bom senso e avalie se o local permite esse gesto.

- Quando devemos usá-lo? A hora de utilizar o guardanapo é antes de tomar líquidos, evitando marcar de gordura a borda das taças. Deve ser utilizado também após tomar a bebida.

- Marcas de batom! É necessário retirar o excesso de batom antes de usar o guardanapo de pano. Faça uso de um lencinho na mesa mesmo, ou vá até o banheiro.

- Atenção! Não é chique limpar somente os cantinhos da boca e nem muito menos usar o guardanapo para enxugar suor!

- Quando retirá-lo do colo? A hora de retirar o guardanapo do colo é após terminar a sobremesa. Então, deposite-o do lado direito do prato.

- Pecado mortal: Não dobre o guardanapo! Ele tem que parecer que foi utilizado mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!!
Comete, opine, se expresse! este espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e volte sempre!