"De maior" ou "maior de idade" ? - Entre Amigas

Amigas partilham segredos, é o que nos mantém unidas

ANUNCIE AQUI

BANNER 728X90

"De maior" ou "maior de idade" ?

É muito comum ouvir construções sintáticas do tipo: "Paulo é de maior". Mais comum ainda é ouvir pessoas irritadas corrigindo: "de maior não, o certo é maior de idade": "Paulo é maior de idade".

O fato é que a mesma pessoa que diz: " Paulo é maior de idade" também diz: "Paulo é maior" e não "Paulo é maior de tamanho", ou seja, cognitivamente esse falante contrapõe a forma "maior" entre tamanho e maioridade:

maior (tamanho) X maior de idade (maioridade)

Nessa gramática a maioridade é indicada pela construção sintática em que "maior", que indica elevação, é um termo subordinante ao qual a locução "de idade", que indica idade, é subordinada.

A mesma contraposição ocorre na gramática do falante que diz:

"Paulo é de maior"; porque também diz: "Paulo é maior":

maior (tamanho) X de maior (maioridade)

A diferença é que nesta gramática, "maior" é um termo que, quando preposicionado, constitui uma locução que indica a maioridade.

Logo, as duas formas são igualmente corretas. O problema é que, por razões socioculturais, uma é normativa e outra não: como a construção "de maior' aparece com baixíssima frequência nos textos falados e escritos das pessoas escolarizadas e com altíssima frequência na fala das pessoas não-escolarizadas, essa variante é por isso mesmo não só desprestigiada como também estigmatizante, pois acaba não aparecendo nos "produtos da elite": livros, revistas, jornais, teatros, novelas, filmes, palestras, discursos, documentos, etc. Torna-se uma entre as formas populares socialmente marcadas. Daí a necessidade, mais do que urgente, de se conhecer também a sua forma normativa: "maior de idade".

Alexandre Joshua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!!
Comete, opine, se expresse! este espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e volte sempre!