Pular para o conteúdo principal

"De maior" ou "maior de idade" ?

É muito comum ouvir construções sintáticas do tipo: "Paulo é de maior". Mais comum ainda é ouvir pessoas irritadas corrigindo: "de maior não, o certo é maior de idade": "Paulo é maior de idade".

O fato é que a mesma pessoa que diz: " Paulo é maior de idade" também diz: "Paulo é maior" e não "Paulo é maior de tamanho", ou seja, cognitivamente esse falante contrapõe a forma "maior" entre tamanho e maioridade:

maior (tamanho) X maior de idade (maioridade)

Nessa gramática a maioridade é indicada pela construção sintática em que "maior", que indica elevação, é um termo subordinante ao qual a locução "de idade", que indica idade, é subordinada.

A mesma contraposição ocorre na gramática do falante que diz:

"Paulo é de maior"; porque também diz: "Paulo é maior":

maior (tamanho) X de maior (maioridade)

A diferença é que nesta gramática, "maior" é um termo que, quando preposicionado, constitui uma locução que indica a maioridade.

Logo, as duas formas são igualmente corretas. O problema é que, por razões socioculturais, uma é normativa e outra não: como a construção "de maior' aparece com baixíssima frequência nos textos falados e escritos das pessoas escolarizadas e com altíssima frequência na fala das pessoas não-escolarizadas, essa variante é por isso mesmo não só desprestigiada como também estigmatizante, pois acaba não aparecendo nos "produtos da elite": livros, revistas, jornais, teatros, novelas, filmes, palestras, discursos, documentos, etc. Torna-se uma entre as formas populares socialmente marcadas. Daí a necessidade, mais do que urgente, de se conhecer também a sua forma normativa: "maior de idade".

Alexandre Joshua

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aulas - Páscoa - Projeto

Projeto: Páscoa.

Complemento..neste link - mais atividades

Duração: 29 de março a 01 de abril.

Justificativa: A Páscoa é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa visando resgatar valores que estão se perdendo com o tempo em razão dos apelos comerciais, pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates e o carinho é o que vale mais.

Objetivo geral: Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.

Objetivos específicos:
• Conhecer o significado de “Páscoa”;
• Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
• Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em…

bordas de natal em preto e branco / coloridas

Cesta de Piquenique

Material:
1,40 m de Tecido xadrez – cor de sua preferência;
1,50 m de Tecido loninha – cru;
Linha de costura;
55x30 cm Papelão
25 cm de velcro
Retalho de tecidos variados;
Fita para amarrar as laterais.


1. Cortar os tecidos (xadrez e cru) do mesmo tamanho - 103 x 78 cm. 2. marque o lugar onde fará a abertura, costure. Vire e costure o velcro.
3. Costure os bolsos e as alças. 4. Costure toda a lateral pelo aveso juntando os tecido cru e xadrez. Desvire pela abertura com velcro. 5. Costure os traçados do meio. 6 Prenda as fitas nos lugares marcados no molde. 7. Coloque o papelão dentro do retângulo do meio. 8. Borde nos bolsos... OBS.: eu aumente mais 24 cm em toda a laterar para que a toalha ficasse maior. Então, quando dobro a cesta viro mais uma vez as laterais. Costurei bolsos por dentro também, assim dá para organizar melhor as coisas (a abertura do bolso tem que ser conturada voltada para dentro, por causa da dobra)